Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50947
Comparte esta pagina
Título : | “Cara a cara com os tecidos”: Uma adaptação lúdica para o ensino da histologia animal na Biologia |
Autor : | ESPINDOLA, Diwlay Ramone Pereira |
Palabras clave : | Biologia - estudo e ensino; Jogo didático; Histologia animal; Ensino de ciências |
Fecha de publicación : | 25-ago-2021 |
Citación : | . |
Resumen : | Diante da dificuldade de realização de aulas práticas nas escolas para observar os tecidos (seja por falta de professores capacitados para executar as aulas ou por uma infraestrutura inadequada), o recurso lúdico se torna uma ferramenta adicional que pode facilitar e resultar em um melhor entendimento sobre os conteúdos. A adaptação do jogo “Cara a Cara” para o jogo “Cara a Cara com os Tecidos” foi elaborada com o objetivo principal de construir um material pedagógico de apoio para os conteúdos de Histologia animal, tornando a abordagem da mesma mais atrativa e dinâmica, permitindo que alunos participantes possam se aproximar e interagir com a temática explorada nas aulas expositivas e auxilie no processo de ensino-aprendizado dos adolescentes do 1º ano do Ensino Médio, facilitando a compreensão da histologia animal dentro da disciplina de Biologia de forma dinâmica e significativa. Para construir e editar o jogo, utilizou-se o aplicativo de edições de imagem Adobe Photoshop CC para edição das cartas, as fotomicrografias utilizadas para confecção das cartas foram obtidas a partir das lâminas do acervo didático do LACIMM/CAV/UFPE e de fotomicrografias obtidas na internet (imagens de uso livre), também foram analisados livros didáticos do PNLD 2018 de Biologia, para verificação dos conteúdos da Histologia. O jogo segue com algumas modificações do modelo clássico “Cara a Cara” desenvolvido pela Estrela, com sua forma estrutural diferenciada e com regras adaptadas as necessidades de ensino com a temática de Histologia animal, permitindo preencher lacunas deixadas nas aulas teóricas. O jogo não se aplica ao primeiro contato com o conteúdo, pois exige uma base de conhecimento de antemão, portanto, se faz necessário que os alunos já tenham previamente compreendidos pelos alunos. A elaboração do jogo nos proporcionou a oportunidade de realizar a confecção de algo novo para o ensino da Histologia, partindo de uma metodologia que estimula os alunos a estudar e a aprender de forma mais dinâmica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50947 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Espindola, Diwlay Ramone Pereira.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons